
CIRURGIA DE CATARATA
O QUE É A CATARATA?

Todos nós nascemos com uma lente natural transparente dentro do olho, chamada de cristalino, capaz de focar e desfocar as imagens.
Quando surge a catarata, essa lente perde a transparência e começa a perder a função de focar e desfocar, deixando a visão embaçada.
Nós enxergamos as imagens através da luz que passa através dessa lente natural, e vai até o fundo do olho, na retina. Quando se tem a catarata, essa lente fica opaca, e dificulta a passagem da luz para o fundo do olho, prejudicando e embaçando a visão.
Sua evolução pode levar a baixa de visão e a cegueira reversível. A única forma de reverter a cegueira é a cirurgia.
Por isso é muito importante o diagnóstico precoce. Dessa forma o tratamento pode ser realizado com um procedimento mais seguro e eficaz, para que não haja prejuízos severos na visão.
COMO É FEITA A CIRURGIA?
A cirurgia de catarata evoluiu, e com isso se tornou mais segura, rápida e eficaz.
O paciente estará sob efeito de sedação com anestesia endovenosa, colocada no soro. No olho será utilizado apenas colírio anestésico para fazer a cirurgia, não tem injeção na maioria dos casos.
Nós utilizamos um equipamento que faz a quebra e sucção das partículas da catarata. Assim, por uma incisão bem pequena é possível retirar a catarata, sem necessidade de pontos cirúrgicos. Esse processo é chamado de facoemulsificação por micro incisão.

Um injetor é utilizado para o implante da lente intraocular dobrável. Essa lente artificial é dobrada e colocada dentro do olho no lugar do cristalino, dentro do saco capsular (película que vai envolver a lente).

Após a implantação, a lente é ajustada de modo a se manter fixa dentro do olho. As suas alças são posicionadas, dando estabilidade para a lente.

Esse procedimento cirúrgico é rápido e seguro. E o paciente é liberado no mesmo dia. Não sendo necessário tampão oclusivo no olho, na maioria da vezes.
Viu só como a cirurgia evoluiu? Por isso, se você conhece alguém que tem catarata e tem medo de fazer a cirurgia, diga a ela que a cirurgia evoluiu e que o Médico Oftalmologista pode orientar e sanar todas as dúvidas a respeito da cirurgia.
Cuide da sua visão, ela é muito importante!
É REALIZADO ALGUM EXAME PRÉ-OPERATÓRIO?
Sim, faz parte do nosso protocolo de atendimento. Após o diagnóstico de catarata, alguns exames oftalmológicos são realizados em nossa clínica para avaliar as condições e possibilidades cirúrgicas. Além disso, solicitamos exames laboratoriais e uma avaliação cardiológica para garantir o seu estado de saúde.
Através desses exames, o Dr. Anderson consegue orientar o paciente sobre as opções de lentes intraoculares que ele pode escolher para implantar no seu olho. Essa escolha é importante, pois a lente é definitiva e vitalícia.
QUAIS OS TIPOS DE LENTES INTRAOCULARES?
Basicamente existem dois tipos de lentes intraoculares: são as monofocais e multifocais.
As lentes intraoculares são vitalícias. Elas permanecerão pelo resto da vida no olho do paciente garantindo a qualidade de visão.
LENTES MONOFOCAIS: tem o objetivo de corrigir um foco de visão. Por exemplo: corrige a visão de longe, e utiliza o óculos somente para enxergar objetos próximos.
LENTES MULTIFOCAIS: tem o objetivo de corrigir vários focos de visão. Neste caso é indicado para correção da visão de longe e também de objetos próximos. Com isso diminui, ou até mesmo elimina a dependência do uso do óculos.