
CIRURGIA REFRATIVA A LASER
TAMBÉM CONHECIDA COMO
CIRURGIA PARA CORREÇÃO DO GRAU
Graças ao avanço tecnológico, a Cirurgia Refrativa a Laser é uma das mais seguras e eficazes para eliminar o uso do óculos. É um procedimento indolor e rápido. É indicada para correção do grau nos casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
A córnea é a primeira estrutura do olho que a luz atravessa. Ela é uma lente natural e transparente. É necessário remodelar a superfície da córnea com o laser, para corrigir esses erros refrativos.
A personalização e o planejamento cirúrgico são importantes para alcançarmos a correção total do grau. A técnica cirúrgica e a experiência do cirurgião fazem a diferença nesse processo.
O grande objetivo da cirurgia é reduzir a necessidade do uso do óculos, ou até mesmo eliminar o uso.
Existem dois métodos para realizar a cirurgia: PRK e LASIK.
PRK
No método PRK, a cirurgia é realizada sem corte ou incisões. É como se fosse um "polimento" da superfície da córnea. A primeira camada da córnea, chamada de epitélio, é retirada. Em seguida, a aplicação do laser realiza uma escultura e remodelagem da superfície da córnea. Assim, é possível corrigir os erros refrativos, e consequentemente, melhorar a nitidez da visão.
Esse método é rápido, seguro e eficaz. Possui grandes chances de eliminar o uso do óculos e não provoca perda da qualidade da visão. O procedimento cirúrgico é feito somente com colírio anestésico.
Após a cirurgia, durante a fase de cicatrização, a visão costuma oscilar. É necessário o uso de colírios por um período de 2 a 3 meses. A alta médica é obtida quando ocorre a estabilização do grau.

LASIK
No método LASIK, a recuperação da visão é mais rápida, porém os riscos de complicações cirúrgicas são maiores. Neste método, um corte na superfície da córnea é realizado, chamado de flap. Em seguida, o laser é aplicado na córnea, e por último, o flap é reposicionado.
O procedimento é feito apenas com colírio anestésico. Uma das complicações no pós-operatório é o deslocamento ou dobras no flap, o que pode acarretar danos ao resultado cirúrgico.
Após a cirurgia, durante a fase de cicatrização, a visão costuma oscilar. É necessário o uso de colírios por um período de 2 a 3 meses. A alta médica é obtida quando ocorre a estabilização do grau.
